
Bem, pessoal... Agora eu tô aki pra falar de algo q tenho percebido há alguns meses e que tem crescido, mas parece q ninguém tá prestando a atenção nisso. Eu tô falando dos jornais populares aderirem ao que eles chamam de linguagem popular... Jornais como o Meia Hora e Expresso são de grande importância para as camadas mais desfavorecidas da população, pois têm preço acessível e se focam nos assuntos que mais interessam ao grande público. Até aí, tudo bem. Só que, de uns tempos pra cá, esses jornais têm apelado, demasiadamente, para notícias de cunho sensacionalista e uma linguagem bem próxima do português chulo, reacheada de gírias e expressões pobres. Ora, um veículo de informação como um jornal não tería a obrigação de tratar a língua portuguesa com mais cuidado??? Ou esse povão, que já não tem acesso a uma educação de qualidade, tem que passar o resto da vida falando e escrevendo semi-analfabetamente??? Digam aí! É realmente válida essa "adaptação" da linguagem dos jornais populares à do público alvo ou, mais uma vez, a ignorância do povo está sendo tratada como o melhor ganha-pão das grandes empresas?
11 comentários:
é verdade esses jornais estão apelado demais...
papy vc dar pra ser jornalista otima materia realmente para vender eles fazem de tdu ...
bjos
bye mademoiselle vaL
Isso é mais do que lamentável, pois o único meio de comunicação que o povo tem está virando meio de sensacionalismo.
Mas isso já era esperado, afinal estamos falando de Brasil, não é?
Fala Maldditu!!
Mais uma vez toh fazendo presença no blog!!E olha essa discursão sobre o casos desses jornais xulos, o faz esses exemplares é pelo fato da população naum se comover com a má educação q o pais anda dando. O pior é que a população vive reclamando da política, mas na hora H principalmente nas eleiçoes acentam q esses corruptos roubem as verbas, verbas essas que deveria ser implantada para melhor educação, segurança e principalmente saúde.
Aproveito pra fazer uma sugestão de sobre a educação do país, o exemplo está na implantação da aprovação automatica nas escolas. Como uma pessoa pode disputar uma vaga nas universidades de peso se elas passam sem aprender nada?Isso tb é um caso a discutir!!!
bom é isso!!
Abração!!^^
Sim..tb axo q deveria tratar a língua portuguesa com mais cuidado.. + como vc disse, esses jornais sao mt lidos pela camada + desfavorecida, c tratar com mt kuidado d repent ateh nem entendem.. + sei la..msm assim axo feiao..ja virow bagunça
Nao preciso dizer mais nada...Eu como estudante de comunicação social fico cada vez mais decepcionada com esses resultados...
.
.
Triste... O analfabetismo funcional atinge mais de 80% da população brasileira,meu caro. "Tá ligado? xD"
Efim... o Jornal deve ter sentido a necessidade de adequar-se a linguagem popular, mas eu culpo mais a metodologia educacional brasileira do que o jornal. Afinal de contas nós sabemos que o ensino público está essa vergonha que está.
Agora eu queria aproveitar este espaço sedido por Mladditu Xavier pra cautelosamente mandar os políticos e ministros tomarem no olho dos seus respectivos cus.
VAI TOMA NU CUUUUUUUUUUU!
Abração Maldditu...
.
.
É triste. O português quando usado corretamente é uma lingua muito béla, mas aqui no Brasil sempre dão um jeito de sacanear.
Falow Malddito \o
O jornal já vive de sensacionalismo a muito tempo, eles tão adorando esse acidente ai do avião da tem porque eles tem muita notícia pra vender , é triste mas é verdade
O jornal já vive de sensacionalismo a muito tempo, eles tão adorando esse acidente ai do avião da tem porque eles tem muita notícia pra vender , é triste mas é verdade
aee Malddito !!!
mto bom o blog véio PARABENSS !!
gostei dessa materia q vc colocou aqui.
realmente o portugues de mtos meios de comunicaçao está sendo vulgarizado !
vlw brodi fica na paz
e sucesso com o novo blog !!!
e isso aew cara!
tem q orintar qm naum presta atençao no q acontece
Postar um comentário